As imagens que vemos quase que diariamente, a partir da maneira como é tratado, com certeza a ideia de que o plástico é um vilão, o malfeitor contra o meio ambiente e a qualidade de vida prevalecerá.

Para  o pesquisador José Carlos Pinto, professor do Programa de Engenharia Química (PEQ) e coordenador do Laboratório de Engenharia de Polimerização da Coppe/UFRJ, isto não é verdade. Em uma entrevista para a rede mobilizadores , ele afirma que  “quando a sociedade descarta os rejeitos plásticos como lixo, ela demonstra estar deseducada e desinformada, pois todo material plástico é potencialmente reciclável e reutilizável. Portanto, não faz sentido jogar plástico fora”.

De acordo com o professor, os plásticos são insubstituíveis, necessários e estão relacionados ao índice de conforto e ao grau de tecnologia que a sociedade alcançou. Usado em diversas aplicações, da medicina à indústria de embalagens. “ No campo particular das embalagens e do reuso, os plásticos são imbatíveis e as vantagens da utilização deste material são inúmeras”, comenta José Carlos.